12 dicas sobre vela de ignição

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Mantendo o seu VW

Uma vela em boas condições é essencial para garantir o bom funcionamento do motor. Confira a seguir 12 dicas práticas sobre o estado da vela: a aparência dos eletrodos e do isolador revela informações importantes sobre o funcionamento da vela, o combustível e o motor. Analisando o estado da vela de ignição você pode identificar o problema do motor.

Mas antes de uma avaliação, duas condições devem ser satisfeitas:

  1. O veículo deve ter rodado um percurso de pelo menos 10 Km, com o motor funcionando em diferentes rotações, todas situadas na faixa média de potência;
  2. Evite um funcionamento prolongado em marcha lenta antes do desligamento do motor.

 

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01.NORMAL (foto acima)
- O pé do isolador apresenta-se amarelado/cinza ou marrom-claro.
- Motor em boas condições.
- Índice térmico da vela está correto.

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02.FULIGINOSA (CARBONIZAÇÃO SECA)
O pé do isolador, os eletrodos e a cabeça da vela cobertos por uma camada fosca de fuligem preto/aveludada (seca).
Causas: carburador regulado com mistura rica.
- Filtro de ar sujo.
- Afogador automático com mau funcionamento.
- Afogador manual puxado por longo tempo.
- Uso de combustível fora da especificação.
- Motor funcionando em baixa rotação por tempo prolongado.
- Ponto de ignição atrasado.
- Uso de vela incorreta - vela muito fria para o tipo de motor.
Efeitos: falhas de ignição.
- Motor falha em marcha lenta.
- Dificuldades de partida a frio.
Soluções: regulagem correta do carburador e do ponto de ignição.
- Examine a qualidade do combustível que está sendo utilizado.
-Substituia o filtro de ar.
- Acelere o motor (rodando com o veículo) lentamente até a carga total (rotação máxima), para queimar os resíduos de carbono.
- Evite que o motor funcione por muito tempo em marcha lenta, especialmente quando estiver frio.
- Utilize vela correta para o tipo de motor.

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03.OLEOSA (CARBONIZAÇÃO OLEOSA)
O pé do isolador, os eletrodos e a carcaça apresentam-se cobertos por uma camada fuliginosa, brilhante, úmida de óleo e por resíduos de carvão.
Causas: em motores de 2T - óleo em excesso na mistura.
- Em motores de 4T - óleo em excesso na câmara de combustão - guias de válvulas, cilindros e anéis do pistão estão gastos.
Efeitos: dificuldade na partida.
Falhas de ignição - motor falha na marcha lenta.
Soluções: em motores de 2T, use a proporção correta de mistura.
Em motores de 4T, retifique o motor - troque as velas.

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04.RESÍDUOS LEVES DE CHUMBO
Resíduos amarelado-escuros no isolador. O pé do isolador coberto por uma fuligem amarelo-clara, aspecto de fosca a brilhante.
Causas: aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo.
Efeito: se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo se transformarão em condutores elétricos, fato que pode ocorrer com o veículo em alta velocidade, causando falhas de ignição.
Soluções: Examine a qualidade do combustível que está sendo utilizado.
- Troque as velas, pois é inútil tentar limpá-las.

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05.RESÍDUOS GROSSOS DE CHUMBO
O pé do isolador apresenta-se parcialmente vitrificado e de cor amarelo-marrom.
Causas: aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo. A vitrificação denuncia a fusão dos resíduos sob condições de forte aceleração de veículo.
Efeito: se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículos em alta velocidade, causando falhas de ignição.
Soluções: aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado.
- Troque as velas, pois é inútil tentar limpá-las.

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06.RESíDUOS / IMPUREZAS
Camada de cinza grossa no pé do isolador, na câmara de aspiracão e no eletrodo-massa, de estrutura fofa e até cheia de escórias.
Causas: aditivos do óleo ou do combustível deixam resíduos incombustíveis na câmara de combustão (pistão, válvula, cabeçote) e na própria vela. Isso ocorre especialmente em motores com um consumo de óleo acima do normal, ou quando se utiliza combustível de qualidade inferior.
Efeitos: perda de potência do motor, decorrente de ignições por incandescência e danos ao motor.
Soluções: Examine a qualidade do combustível que está sendo utilizado.
- Troque as velas.
- Regular o motor.

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07.SUPERAQUECIMENTO
Eletrodo central fundido parcialmente.
Causas: combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente; resíduos na câmara de combustão; válvulas defeituosas; ponto de ignição muito adiantado; mistura muito pobre; sistema de avanço do distribuidor com defeito; combustível de má qualidade; vela mal apertada.
Efeitos: falhas de ignição.
- Perda de potência.
- Danos ao motor.
Soluções: Examine a qualidade do combustível que está sendo utilizado.
- Substitua as velas.

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08.ELETRODO CENTRAL FUNDIDO
Eletrodo central completamente fundido, possível trinca no pé do isolador e eletrodo-massa parcialmente fundido.
Causas: superaquecimento do eletrodo central, que pode trincar o pé do isolador.
- Combustão normal com detonação ou ponto de ignição excessivamente adiantado.
Efeitos: falhas de ignição.
- Perda de potência.
- Danos ao motor.
Soluções: revise o carburador, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor.
- Utilize velas corretas para o tipo de motor.
- Substitua as velas.

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09.ELETRODOS CENTRAL E MASSA FUNDIDOS
Causas: combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente; resíduos na câmara de combustão; válvulas defeituosas; ponto de ignição muito adiantado; mistura muito pobre; sistema de avanço do distribuidor com defeito; combustível não especificado para o tipo de motor.
Efeito: antes do dano total do motor, ocorre perda de potência.
Soluções: revise o carburador, o ponto de ignição, o distribuidor e o motor.
- Utilize velas corretas para o tipo de motor.
- Utilize combustível adequado para o tipo de motor.
- Substitua as velas.

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10.DESGASTE EXCESSIVO DO ELETRODO CENTRAL(EROSÃO)
Causa – Não observância do tempo recomendado para a troca das velas.
Efeitos – Solavancos do motor devido a falhas de ignição (especialmente na aceleração do veículo); a tensão de ignição exigida, pela grande distância entre os eletrodos,é alta demais - Partida difícil.
Solução – Trocar as velas ou examiná-las de acordo com as instruções dos fabricantes. Certifi que-se do tipo ideal ao modelo o veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou recomendação do fabricante.

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11.DESGASTE EXCESSIVO DOS ELETRODOS MASSA E CENTRAL (CORROSÃO)
Causas: presença de aditivos corrosivos no combustível e óleo lubrificante. Esta vela não foi sobrecarregada termicamente, não se tratando, portanto, de um problema de índice térmico. Depósitos de resíduos provocam influências no fluxo dos gases.
Efeitos: solavancos do motor devido a falhas de ignição (especialmente na aceleração do veículo).
- Partida difícil.
Soluções: troque as velas. Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou a recomendação do fabricante. Examine a qualidade do combustível que está sendo utilizado.

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12.PÉ DO ISOLADOR TRINCADO
Causas: dano causado por pressão no eletrodo central como conseqüência do uso de ferramentas inadequadas na regulagem da folga. Exemplo: abrir os eletrodos com uma chave de fenda.
- Corrosão do eletrodo central por aditivos agressivos no combustível.
- Depósitos de resíduos de combustão entre o pé do isolador e o eletrodo central.
Efeitos: falhas de ignição (a faísca salta entre o isolador e a carcaça).
- Partida difícil.
Soluções: troque as velas. Certifique-se do tipo ideal ao modelo do veículo, consultando sempre a tabela de aplicação ou a recomendação do fabricante.
Examine a qualidade do combustível que está sendo utilizado.

Fonte: Bosch
Créditos: Dalton Vinicius moderador do fórum do Fusca Clube do Brasil

Comentários (27)Add Comment
0
Motor falhando so duas velas segundo mecanico
escrito por MARCIO PEREIRA , setembro 27, 2008
OLHA MUITO BOA ESTA MATERIA GOSTEI MESMO , MAS O MEU CASO NAO FOI IDENTIFICADO POIS MEU FUSCA ANO 85 DUAS DAS VELAS NÃO ESTÁ FUNCIONANDO SEGUNDO O MECANICO QUE EU LEVEI ......TERIA COMO ELE FICAR FUNCIONANDO SEM DUAS VELAS ...
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muito bom
escrito por W 13 tattoo, setembro 30, 2008
smilies/grin.gif oi eu tenho um fusca e amo meu brinquedinho e adorei ,site muito bom ,,,agora vou prestar mais atençao e coudados com meu carro,,faleu um forte abraço
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Agora aprendi
escrito por Ricardo Jakuboski, março 05, 2009
gostei mesmo!!

Sempre quis saber quando é que uma vela não está boa! Nunca entendi muito bem. Com essas informações acabou minhas dúvidas.

valeu!!!!! ótimo site. smilies/cheesy.gifsmilies/cheesy.gif
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...
escrito por Oculto, março 05, 2009
smilies/smiley.gifsmilies/wink.gifsmilies/cheesy.gifsmilies/grin.gifsmilies/angry.gifsmilies/sad.gifsmilies/shocked.gifsmilies/cool.gifsmilies/tongue.gifsmilies/kiss.gifsmilies/cry.gif

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:]
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QUAL O KM QUE DEVO TROCAR AS VELAS DE MEU CORSA?
escrito por waldir de souza, março 12, 2009
QUANDO DEVO TROCAR POIS NÃO SEI NADA A RESPEITO,O CARRO TA FAZENDO 15 POR LITRO MAS ESTA UM POUCO LENTO ELE É CORSA 1.0 MPFI 4P 99/99? GRATO
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Velas de ignição
escrito por Ricardo Holanda, março 25, 2009
Muito obrigado a vocês do site e ao Dalton vinícius pela excelente aula sobra velas de ignição. Gostaria se vocês podem me indicar qualtipo d velas que eu posso usar no fusca ano 75 1600 CC e dupla carburação. Qual o número da vela e fabricante Bosch ou NGK?
Obrigado
Ricardo
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MOTOR E GNV
escrito por marcelo dias, abril 25, 2009
olá amigos tudo bem! sou da cidade de pinheiral no RJ. e trabalho com transporte escolar a 4 anos com minha kombi 86.e achei muito proveitoso a explicação de problemas do motor, verificando as velas e gostaria de saber porque temos tanto problemas de cabeçote usando o gnv.como melhorar o desempenho tendo mais vida util do motor com o gnv? essa é minha perguntar. muito obrigado e aguardo retorno. TIO MARCELO E TIA ROSANA -PINHEIRAL RJ.
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RESPOSTAS
escrito por marcelo dias, abril 26, 2009
OLÁ AMIGOS , SOU EU NOVAMENTE, SOU UM APAIXONADO POR VW. EM ESPECIAL FUSCAS E KOMBIS DA QUAL SOU UM FELIZ PROPIETARIO, TODOS OS DIAS ESTOU DE OLHO NAS NOVIDADES, UM ABRAÇO, TIO MARCELO
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fusca
escrito por franciisco da silva borges, maio 03, 2009
muito boa esta ,materia sobre velas de ignição (E) serve para todos os motores não so para o motor do fusca e do gol refrigerado a ar um abraço a todos francisco.........
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gostaria de saber!!!
escrito por durval da silva macedo, maio 05, 2009
oi por gentileza gostaria de saber quando 1 das velas esta sujando de gasolina aonde é o poblema????muito obrigado por favor me der noticia!!!!1abração que Deus abençõesmilies/grin.gif
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comentario
escrito por wilmar rocha, maio 23, 2009
ola meu irmão, da maior importancia esta materia, parabens aos titulares,o meu chama-se FUSCOMAR nome dado pela minha querida sogra. pessoas como vcs é que engrandecem nosso pais, forte abraço atoda equipe wilmar...........
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funcinamento do motor
escrito por wagner fernades, junho 14, 2009
meu fusca esta com perda de ptencia. ( queria saber se a bomba de combustivel emtrar um pouquinho com folga se a luz de oleo pode acender. Obrigado
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vela do fusca
escrito por fernando marcos de mello, agosto 06, 2009
Bom dia!
gostaria de saber alguma coisa sobre vela.
Fiz o motor do fusca 1300l ano 77.
fiz carcaça, verabrequim, mas só uma vela quando não enxarca fica carbonizada.
Porque isso acontece, será a má distribuição de marcha?
Esta enxarcando o primeiro ponto, as demais estão com aparencia normal.

Fico grato por algumas imformação pois meu mecanica não sabe o que fazer.
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vela do fusca
escrito por fernando marcos de mello, agosto 06, 2009
uma vela não funciona
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alternador
escrito por tico, agosto 29, 2009
quero saber se quando eu colocar o alternador, os fios da caixa de voltagem como eu ligo eles?obrigadosmilies/smiley.gifsmilies/smiley.gifsmilies/smiley.gifsmilies/smiley.gif
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komboza
escrito por dogao, abril 01, 2010
Olá galera eu tenho uma kombi 95 alcool estou tendo uns probleminhas todas as vezes que eu vou ligala de manhã tem um barulinho que esta me deixando de cabelo em pé rsss pois é um tec tec tec tec que eu não aguento mais uns falam que esta batendo pino outro me fala que é folga na biela mais só eu que descobri o que era estava faltando as duas arruelas do pinhão do distribuidor isso ocasionava em uma folga simulando o mesmo barulho das valvulas abertas saquei o pinhão fora e coloquei as duas arruelas que estavam faltando
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aguem pode me ajudar
escrito por dogao, abril 01, 2010
olá é eu de novo estou com um problema que esta me deixando muito preoculpado pois é assim :tenho um outro carro marca fiat mais com o mesmo problema das velas que foi postado aqui só que o meu é só uma vela que para de funcionar não sei o que é passa corrente no cabo mais a vela não queima desconectei o cabo com o carro ligado e não teve alteração do motor não ocila nada mais se vc desligar outro cabo o carro baixa a rotação imediatamente já coloquei tres velas novas e sempre a mesma que não queima o carro é ignição eletrónica o que pode ser se alguem souber por favor me ajude já comprei tres jogos de vela em 2 dias
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Meu
escrito por Leandro Op MG, junho 21, 2010
Tenho um fusca 1500, hoje vindo de uma cidade vizinha, me deparei com a seguinte situação, falta de de combustivel, sendo que havia colocado o suficiente, quantidade que sempre uso para fazer o mesmo percurso, quando abri a tampa de vela ví que tinha duas queimadas, amigo,seria este o fator do fuscão ter bebido tanto assim,. e de ter perdido desempenho? Aguardo respostas, grato Lkmoura MG
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vela carbonizada
escrito por cícero, agosto 30, 2010
Bom dia!
gostaria de saber alguma coisa sobre vela.
Fiz o motor do fusca 1300.
fiz carcaça, verabrequim, mas só uma vela quando não enxarca fica carbonizada.
Porque isso acontece, será a má distribuição de marcha?
Esta enxarcando o primeiro ponto, as demais estão com aparencia normal.
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motor de fusca
escrito por CELIO P MATRINS, novembro 18, 2010
meu fusca so queima duas velas,as outras duas passam energia mais n,queimam o que posso fazer?
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velas
escrito por Almerindo, janeiro 31, 2011
Olá, meu fusca está com motor novo, mas na alta rotação ele falha e pipoca, quando tiro as velas elas estão meio molhadas com gasolina já é o terceiro jogo de vela que coloco ??
grato.
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cabeçote de fusca
escrito por jackson, março 12, 2011
espanou a rosca do cabeçote que posso fazer ?da para soldar ?ou fazer rosca de novo.me ajudem!
0
MECANICA MISTERIOSO
escrito por wilson delcidio pereira, setembro 11, 2011
PARABENISO OS PROFISSIONAIS PELA GRANDE AJUDA E ASSIM ECONIZAREMOS , E TEMOS MAIS CUIDAdo comk nosso carros obrigado parabnes grato wilson.
0
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escrito por ailton, fevereiro 13, 2012
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elogio
escrito por luis amarilio menezes alvira, maio 11, 2012
parabéns
pela matéria, muito boa mesmo..
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Elogio
escrito por Jefferson C. Tomanini, julho 03, 2012
Parabéns pela clareza e objetividade na explicação sôbre as velas. Excelente as fotos e detalhes. Agradeço e foi de muita utilidade para mim
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fusca motor fraco
escrito por Reginaldo Alvares, janeiro 14, 2014
Boa tarde ,meu fusca esta com o motor meio fraco ,quando pego uma subida ele só sobe de primeira e acabei de fazer limpeza de carburador.gostaria de saber sua opinião obrigado.

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